terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O conto que não existiu/ Homenagem há grande pequena amiga/Mamãozinho com Açúcar da Renilda/Inquietude,Insônia e Chorumelas

Laís Maria de Oliveira em São João Del Rey/MG



De um lado para o outro na cama, sem saber por que ultimamente a insônia me bate a porta com tamanha freqüência (sempre fui considerada a dorminhoca “mor”), pensei em fazer um conto para tentar me expressar. Esse “tal” serviria para sossegar as palavras que insistem em sair de qualquer maneira, e não fazer do Julieta Moderna um diário, coisa que muitas vezes critico. Porém, o conto não saiu... Antes tinha uma facilidade maior imaginativa, o que eu mesma fui podando, ao longo da faculdade, e hoje acho que quero falar um pouco disso: _O conto que não existiu/ Homenagem a grande e pequena amiga/ Mamãozinho com Açúcar da Renilda/ Inquietude, Insônia e Chorumelas... Falar da insônia, do final de ano e do conto que resolvi fazer para minha querida amiga Laís Maria, vulga Laleska, Laleskinha, Laleskão, apelido carinhoso que a batizei, e de nossa infância, que não saiu (desculpa Lá!).Onde, poderia apenas mudar os nomes das personagens,como Penélope e Penélope , ao invés de Laís e Laís(Rs.brincadeirinha!).Seria baseado na mudança que estou vivenciando, na verdade, a mudança em que a Laís está fazendo.O detalhe mais importante, é que ela também chama-se “Laís”, que do grego quer dizer “a democrática ou a popular” e do hebraico “a Leoa” ou algo do tipo. Creio que nossas mães escolheram muito bem, Laís soa leve, quase um cantar de pássaros, ou o pousar de uma borboleta, e super curtinho e doce (abre parênteses para a modéstia) e ela nasceu no dia 06 de março de 1988 e eu nasci no dia 16 março de 1988 (detalhe: 10 dias de diferença!) e ela mudou para Turvolândia quando tinha 06 anos, daí em diante o número seis tornou-se meu número da sorte. Pois é, muita coincidência... Digo que ela é minha alma-gêmea feminina, mas no bom sentido, de amiga, é claro, já que espero ansiosamente pela minha alma-gêmea masculina, mesmo que pareça uma utopia, mas isso é pano pra outra manga. (RS)
Laís e eu, eu e Laís tivemos muitas aventuras juntas, em companhia de nossos irmãos e irmãs, o nosso mundo era transposto para outros, entre índios e aviões caídos, madames e pobretonas, lindas casinhas (feitas por nós mesmas) de Barbies (ainda bem que existe o “Made in China”) misturadas com brinquedinhos do Kinder Ovo, quase um Julio Verne numa viagem ao centro da terra ...Um dia a mãe dela me perguntou se eu não ia embora...kkkk...porque já era tarde e minha mãe ficaria preocupada. Adorava aquele mamãozinho com açúcar que só a Renilda sabia fazer. Aquela casa, que dividia o bairro do Campo e o Centro, era um cantinho da felicidade...Por isso, estou vivendo essa crise existencial. A família da Laís mudou-se de cidade! Mesmo que a “Lá” não more mais lá, nem eu, a casa estava lá vivinha da Silva, e agora quando eu passar lá só vão ficar as felizes lembranças, de um tempo que não volta mais... (Abre parênteses novamente para um detalhe: dramaticidade é um grande foco de Laís, por tudo chora nunca vi igual, eu ainda melhorei...mas a Laís tem que melhorar..rsrs, né Lá??? E abre parênteses novamente para o bom humor inigualável.) É uma mudança radical de 15 anos daquela casinha fofa, mas o fato, é claro, que não esta na casa, mas na história dela....Estou triste! Daí junta, essas lusinhas na cidade inteira, esse pensamento do que fiz de bom e o que deixei de fazer, daí surgem os efeitos colaterais: inquietude, insônia e chorumelas...Mas, em meio há tudo isso, creio que este texto é mais uma homenagem a minha pequena grande amiga,e as outras baixinhas, médias e altas, que sempre dão aquele apoio especial que cada uma sabe dar, que tornam-se um pedaço de mim. E que apesar de toda a brincadeira, não sou egoísta de não desejar que a família, comece um ano melhor.E que quero comer um mamãozinho com açúcar da Renilda na nova morada.E que toda vez que eu beber um pouco, ou conhecer alguém novo, vou contar a história dos nomes iguais e da diferença de apenas 10 dias entre a gente...Ah! E que somos do mesmo signo:peixes,rs.Acredita? (rs).

Acho que agora posso dormir, já fiz a lista do que quero para 2010. Entre elas estão:

- Estudar, estudar e estudar,
- Tirar a carteira de motorista;
- Comprar um Barbie da Amy Winehouse;
- e "outras cositas más", inclusive escrever o livro da Penélope & Penélope (rs);

*Feliz Natal!*


Nenhum comentário: